Caatinga
Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.833 km², a Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais. Região de clima semi-árido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genéticos dada a sua alta biodiversidade. O aspecto agressivo da vegetação contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no período das chuvas, cujo índice pluviométrico varia entre 300 e 800 milímetros anualmente.A Caatinga apresenta três estratos: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros). A vegetação adaptou-se ao clima seco para se proteger. As folhas, por exemplo, são finas ou inexistentes. Algumas plantas armazenam água, como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo para absorver o máximo da chuva. Algumas das espécies mais comuns da região são a amburana, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru e juazeiro.
Minerais
MINAS GERAIS é um estado que é particularmente rico em minerais .tem quase o mesmo tamanho que a FRANÇA e seu relevo é formado em parte de montes,vales profundos e planaltos que atravessam a alta cadeia de montanhas da serra da Mantiqueira situada ao sul. Atualmente o estado se Minas Gerais produz mais diamante fosfato ,quartzo e estanho que qualquer outra parte do BRASIL.suas reservas de ferro embora grandes,são superadas pela região AMAZÔNICA, sobretudo por aquelas do projeto grande CARAJÁS no PARÁ, onde os depósitos de hematita são avaliadas em 35 bilhões de toneladas.
O quartzo é usado em vidros, relógio,detergentes, paste de dentes e iluminação elétrica. constitui mais de 12% da crosta terrestre e é um dos minerais de maior ocorrência do planeta.
No mundo da geologia nada dura para sempre a aparencia de Muitos minerais pode alterar-se radicalmente por terem sido removidos da terra.
Os minerais brasileiros prestam uma enorme contribuição à economia mundial.O BRASIL fornece cerca de 15% do minério de ferro consumido no mundo a qual ocorre na forma de hematita.parte dela é transformada em aço no próprio país, mais a maior quantidade e levada para fora para ser beneficiada pois o carvão brasileiro embora abundante, possui conteúdo muito elevado de cinzas.A maioria dos metais, produtos químicos e industriais hoje considerados essências a vida moderna são provenientes dos minerais
ROCHAS SEDIMENTADAS
As rochas sedimentadas são o produto de uma cadeia de processos que ocorrem na superfície do planeta e se inicia pelo intemperismo das rochas expostas à atmosfera.
As rochas intemperisadas perdem sua coesão e passam a ser erodidas e transportadas por diferentes agentes (água, gelo,vento,gravidade)até sua sedimentação em depressão da crosta terrestre, denominadas bacias sedimentares.A transformação dos sedimentos inconsolidadas(p.ex.areia) em rochas sedimentares (p.ex.arenito) é denominada diagênese, sendo causada por compactação e cristalização de materiais que cimentam os grãos dos sedimentos.
As rochas sedimentares fornecem importantes informações sobre as variações ambientais so longo do tempo geológico. Os fósseis, que são vestigios de seres vivos antigos preservados nestas rochas, são a chave para a compreensão da origem e evolução da vida.
A importancia economia das rochas sedimentares estar em suas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral, as principais fontes do mundo moderno.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário